É muito comum no meio industrial encontrar determinados equipamentos bem tradicionais, como é o caso das torres de resfriamento, que estão presentes nas melhores fábricas de praticamente qualquer segmento.
A função dessas torres de resfriamento é fundamental: justamente como o nome já diz, o papel delas é resfriar o ambiente, removendo o calor do fluido de trabalho. São frequentemente utilizadas em Injeção, Extrusão, Sopro e máquina produtora de sorvete. Mas para te explicar melhor exatamente o que são torres de resfriamento, para quê servem e como funcionam, nós preparamos um material caprichado que você confere abaixo com todos os detalhes. Olha só:
Torres de resfriamento – como funcionam?
Desde as menores, acopladas ao próprio maquinário, até as grandes estruturas (com quase 200 metros de altura!), as torres de resfriamento são equipamentos de uso diário nas indústrias. A variação de tamanho, por vezes, está relacionada à complexidade dos procedimentos e da necessidade de cada fábrica. Tudo para alcançar o resfriamento da água que circula em todas as etapas da linha de produção. Em geral, o funcionamento acontece da seguinte forma: a água quente que sai dos processos entra na torre pelo topo. Na sequência, passa por diversos procedimentos, com inúmeras possibilidades, até resfriar por completo. Por fim, retorna para o ciclo da linha de produção. Uma das maneiras mais comuns de funcionamento é a troca de calor com o ar: as torres apresentam no topo uma turbina, responsável por puxar e expelir o calor para fora da torre em estado gasoso (vapor). Logo depois, já em temperatura menor, a água escorre para a base da torre, onde perde calor para o ar devido à diferença de temperatura.
Qual é a importância das torres de resfriamento?
A importância já começa na garantia da sustentabilidade industrial. Com a torre, a fábrica pode resfriar a água e, consequentemente, manter frios os equipamentos também. Caso isso não aconteça, as máquinas trabalham em temperaturas muito altas e podem superaquecer, tendo a produtividade reduzida ou até parando de vez. Neste cenário, trabalhando em altas temperaturas, os equipamentos podem ter sua vida útil bastante afetada, além de apresentar falhas com maior frequência e antes do previsto. Essas falhas prejudicam a produtividade, já que exigem a parada total ou parcial da fábrica para a manutenção ou troca da peça. Sendo assim, é extremamente importante manter os equipamentos devidamente resfriados.
Cuidados
Itens fundamentais do circuito industrial, é importante lembrar que as torres de resfriamento também precisam de cuidados e manutenção para serem preservadas. Já que são responsáveis por manter todos os demais equipamentos funcionando corretamente. Por isso, respeite a periodicidade dos cuidados com as torres de resfriamento da sua fábrica. Na limpeza, por exemplo, é realizada a desobstrução de diversos canais de passagem da água, além da remoção de iodo e resíduos particulados.
Torres de resfriamento – onde encontrar
A Plastmachine é sua referência quando o assunto é equipamento industrial. Não só você encontra uma variedade de produtos, como também os melhores profissionais, prontos para te orientar a cada etapa do processo. Para saber mais sobre nossas especialidades, clique aqui e converse agora mesmo com a nossa equipe.