Máquinas injetoras elétricas: como funcionam?

Para empresas do ramo termoplástico, os equipamentos conhecidos como máquinas injetoras elétricas são ferramentas fundamentais entre praticamente todos os fabricantes nacionais e internacionais. 

Quando utilizados neste segmento de indústria plástica, as máquinas injetoras elétricas são responsáveis por oferecer alta precisão na transformação de termoplásticos, sempre com otimização do uso de alta potência e redução de gastos de energia. 

As injetoras elétricas também têm “primas” nas indústrias termoplásticas, estas chamadas injetoras hidráulicas. Caso você tenha interesse em descobrir as diferenças entre elas, a PlastMachine preparou outro post explicando cada detalhe disso. 

Para conhecer mais sobre as injetoras elétricas, fique conosco aqui e confira: 

Máquinas injetoras elétricas – o que são? 

As máquinas injetoras elétricas são mais modernas que as hidráulicas e foram criadas na década de 1980. Hoje em dia, podemos dizer que as máquinas injetoras elétricas representam mesmo um dos utensílios mais procurados na indústria do plástico.  Sendo um bom equipamento e essencial na linha de produção, a injetora elétrica apresenta desempenho diferenciado. Basicamente, ela é a única que permite rapidez, alta produtividade e a máxima qualidade nos produtos finais.   

Máquinas injetoras elétricas – o que fazem? 

Explicando de maneira simplificada, o objetivo principal das injetoras é derreter o polímero (que é o composto químico produzido a partir do petróleo para obter a matéria bruta do plástico).  E onde entram as máquinas injetoras elétricas?  As injetoras elétricas são as ferramentas utilizadas na indústria esculpir esta matéria-prima – polímero – tendo como base o molde, para chegar ao item desejado.  

Por que utilizar? 

Embora ainda existam aplicações para máquinas de moldagem por injeção hidráulica e híbrida (que apresentam caraterísticas tanto das máquinas hidráulicas quanto das elétricas), a maioria dos fabricantes voltou seu foco principalmente na fabricação de máquinas injetoras elétricas, que apresentam diversas qualidades.   

Quais são os diferenciais das injetoras elétricas em relação às injetoras hidráulicas?

Há quem diga que as máquinas injetoras elétricas são má ideia no quesito “consumo de energia”. Na verdade, isso é um ledo engano.  O nome “elétrica” vem da fonte de energia que conduz o trabalho da ferramenta, mas não quer dizer que aumente o consumo de luz. Pelo contrário, na verdade. Por serem mais novas, elas são extremamente eficientes e econômicas.  Mas as diferenças em relação às injetoras hidráulicas não param por aí. Abaixo, nós separamos todos os motivos que podem te fazer optar por uma máquina injetora elétrica. Olha só: 

  1. Reduzem o consumo de energia: Como já revelamos, as injetoras elétricas são grandes aliadas da sua fábrica se o objetivo é diminuir os custos de produção. A diferença de economia é, em média, de 50% de redução em relação aos custos das injetoras hidráulicas. Em alguns casos, podem chegar até 90% de redução. 
  2. Aumentam a velocidade da sua linha de produção: As máquinas injetoras elétricas realizam movimentos simultâneos. Ou seja: apresentando torque instantâneo da injetora, com movimentação linear do servomotor elétrico. Isso garante a qualidade, mesmo em velocidades mais altas e permite que a velocidade de injeção ultrapasse 450mm por segundo. 
  3. Fazem menos sujeira: as máquinas injetoras elétricas são fabricadas com servomotores elétricos. Com isso, o uso do óleo hidráulico é dispensado. Sem isso, você e seu time reduzem significativamente qualquer índice de contaminação do ambiente, o que é ótimo para a limpeza da fábrica e a saúde dos colaboradores. 
  4. Maior precisão nos detalhes: O tipo de movimento realizado pela máquina permite que o processo negue completamente as flutuações e imprecisões dos movimentos acionados pela pressão hidráulica e suas curvas de pressão inevitáveis.
  5. Sistema de fechamento central combinado com acionamento elétrico: Este sistema garante um fechamento de 100% da força nominal aplicada, o que reduz o consumo de matéria-prima e aumenta a eficiência produtiva do equipamento. 

Que tal investir em injetoras elétricas?

Se você chegou até aqui, certamente já entendeu todas as vantagens de instalar injetoras elétricas na sua empresa. Caso possua equipamentos mais antigos, no primeiro mês de produção com as novas máquinas, a diferença será explícita em termos de produtividade, qualidade do serviço e economia.   

Onde encontrar uma injetora elétrica?

Mas, para toda essa melhoria, é preciso encontrá-las.  Se você precisa de uma injetora elétrica ou algum tipo de orientação relacionada a este tipo de equipamento, a Plast Machine reúne os melhores especialistas no ramo. Para conversar com um representante do nosso time, clique aqui.  Para conhecer mais sobre nossa empresa, serviços e produtos, visite o site

Compartilhe

Mais conteúdos

Vendedor Online